Como se manter seguro ao utilizar internet banking?

Os Brasileiros gostam da grande praticidade e do controle de sua conta a partir de qualquer lugar, isso também influi no fator segurança pois realizar transações bancárias pela internet é mais seguro que ir na agência física.

Alguns cuidados devem ser tomados para que o internet banking seja realmente seguro:

Compilamos algumas dicas para aumentar sua segurança ao utilizar esse serviço:

 

1 – Dê preferência aos aplicativos de smartphone:

Sim, a ferramenta mais segura para acessar sua conta bancária é o seu smartphone. Ainda não existe vírus conhecido para celular que roube senhas de bancos brasileiros. Isso se deve à natureza dos sistemas Android e IOS, onde os aplicativos trabalham de forma isolada, ou seja, um app não tem acesso à informações de outro.

2 – Mantenha sempre o antivírus e o sistema operacional atualizados:

Todos os dias programadores surgem com novos métodos de burlar as defesas dos antivírus e sistemas operacionais. Por esse motivo as produtoras desses softwares estão constantemente lançando atualizações para corrigir falhas de segurança e identificar todo tipo de ameaça nova. Se os seus softwares não estiverem atualizados você pode ficar vulnerável à novas ameaças.

3 – Cuidado com sites ou aplicativos falsos:

Um dos métodos utilizados para roubar suas informações é a criação de sites ou aplicativos falsos com a mesma aparência do original. Já foram encontrados aplicativos falsos de diversos bancos brasileiros, como Banco do Brasil e Caixa Econômica. É importante, antes de inserir qualquer informação pessoal, se certificar de que se trata do side ou aplicativo oficial do banco.

4 – Não utilizar em computadores ou Wi-Fi públicos.

Não acesse sua conta bancária em computadores que você não tem como saber se são seguros como, por exemplo, lan houses e bibliotecas. O mesmo se aplica à redes sem fio, pois seus dados têm como serem interceptados se a rede não for confiável.

5 – Cuidado com e-mails e mensagens SMS que dizem ser do banco:

Nunca acredite em mensagens ou e-mails que supostamente são do seu banco, mesmo que contenha seus dados. E-mails e mensagens falsas são muito utilizados para roubar dados bancários. Não clique em qualquer link, pois podem te direcionar para, por exemplo, um site falso do banco como dito na dica nº 3.

E lembre-se, o banco nunca solicita sua senha por e-mail, mensagem ou telefone!

 

Autor do post: Gustavo Alves e Leonardo Maestrelli.

 

Deixe um comentário